apoio apoio

Posters

O papel da relação CD4/CD8 na evolução das doenças cardiovasculares nas pessoas infetadas por VIH

“Transcranial Doppler pulsatility index as a marker of endothelial dysfunction, especially useful when before persistently low CD4+/CD8+ ratios” é o título do e-poster levado ao Congresso HIV Glasgow 2020 por uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. A News Farma falou com o Dr. António Pais de Lacerda, médico internista, diretor do Serviço de Medicina II do Hospital de Santa Maria, CHULN, e autor principal deste trabalho, que, em vídeo, apresentou as conclusões deste estudo. Veja a entrevista.

Ver mais

Influência do rácio CD4 +/CD8 + na idade precoce de AVC em pessoas com VIH: estudo num único centro universitário português

“Influence of CD4+/CD8+ ratio on early age of stroke in persons living with HIV: a single university center study in Portugal” é o título do e-poster levado ao Congresso HIV Glasgow 2020 por uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. A News Farma falou com o Dr. António Pais de Lacerda, médico internista, diretor do Serviço de Medicina II do Hospital de Santa Maria (CHLN), e autor principal deste trabalho, que, em vídeo, apresentou as conclusões deste estudo que procurou caracterizar a população de doentes infetados por VIH e a probabilidade de sofrerem um AVC mais precocemente do que o que acontece com a população não infetada. Assista ao depoimento em vídeo.

Ver mais

A prevalência de frailty e de pre-frailty em doentes com VIH

Os resultados do "Frailty prevalence in people living with HIV from three HIV clinics en Lisbon" são agora divulgados publicamente no Congresso do HIV Glasgow 2020, através do formato de e-poster. Em entrevista à News Farma, a Dr.ª Bárbara Flor-de-Lima, Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, sumarizou as conclusões do estudo, que envolveu três unidades hospitalares - Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Beatriz Ângelo e Santa Maria. Assista ao depoimento em vídeo.

Ver mais

“A evidência atual sugere que a infeção por VIH não representa maior risco de ser infetado pela SARS-CoV-2”

“Characterization of PLWH with COVID-19 in a tertiary care reference centre for Emerging Infectious Diseases in Portugal” é o título do e-poster, trazido ao Congresso HIV Glasgow 2020 por uma equipa do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), no Porto. Em declarações à News Farma, o Dr. Cláudio Silva, médico interno de doenças infecciosas no CHUSJ e autor deste e-poster, apresentou as conclusões deste trabalho que procurou caracterizar a população de doentes simultaneamente infetados pelo VIH/SIDA e pela SARS-CoV-2.

Ver mais
Pág. 1 de 2

Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias